Projeto “Futebol pela Paz” será lançado na próxima quinta-feira

Padrão

Réplica da obra de Ringo Starr será apresentada aos convidados em 22 de março

O projeto “Futebol pela Paz”, idealizado pela Non-Violence Project Foundation em parceria com a Base Brasil, será lançado no próximo dia 22/03, quinta-feira, em evento para convidados, em São Paulo.

Estarão presentes no evento o idealizador do projeto, Markus Schruf, diretor da Base Brasil e o co-fundador da Non Violence, Jan Hellman. Na ocasião, também serão apresentadas obras originais de Yoko Ono, Lilian Bomeny, Antonio Peticov, Gregory Fink, Ivald Granato, além de uma réplica da obra desenvolvida por Ringo Starr.

Na ocasião, será apresentada a programação do Projeto, que inclui a implantação de programas educativos em escolas públicas brasileiras e nas escolas de futebol da Base Brasil por meio da capacitação de professores. Desta forma, eles serão treinados por técnicos da Non-Violence e da Base Brasil para estimular as aptidões sociais dos alunos através da ferramenta do desporto, de forma que estes poderão aplicar os valores adquiridos tanto na vida quanto na prática esportiva, no caso, o futebol.

A missão do programa é inspirar, motivar e envolver os jovens em um movimento mundial para reduzir radicalmente a violência e mudar atitudes. Afinal, como o futebol é uma ferramenta de motivação e inclusão social, enquanto uma criança, um jovem estiver com uma bola nos pés, não há chance de ter uma arma nas mãos. “O objetivo é usar o poder positivo do esporte, especialmente o futebol, para motivar as crianças e os educadores a participarem de um programa de habilidades que já ganhou mais de 70 prestigiados prêmios internacionais”, destaca Markus Schruf, diretor da Base Brasil.

Idealizado para passar pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, ou seja: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador, o projeto visa atingir cerca de 1200 escolas e 800 mil crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos.

“Futebol pela Paz” também inclui a produção e customização de 50 réplicas da “The Knotted Gun”, conhecida no Brasil como “Arma Atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em memória a John Lennon. Estas réplicas serão entregues a artistas plásticos brasileiros, jogadores de futebol e celebridades para que sejam personalizadas, sendo que, uma das personalidades já confirmadas para a estilização das esculturas é o músico Derrick Green da banda Sepultura. Estas obras serão expostas nas 12 cidades sede da Copa do Mundo.

Em 2013 parte destas obras serão leiloadas, já em 2014 será realizado um leilão final, sendo que os recursos serão destinados à implementação dos programas do Non-Violence de incentivo ao futebol em escolas públicas nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 a também em escolas de futebol da Base Brasil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s