Ibirapuera vai receber maior labirinto de lixo reciclável do mundo

Padrão

A partir do dia 12 de maio, o público do Ibirapuera poderá visitar a intervenção urbana “Labirinto”. Depois de ter passado pelos parques Villa Lobos, Juventude e Ecológico do Tietê, a exposição do artista Eduardo Srur chega no parque mais frequentado da cidade com o dobro do tamanho das instalações anteriores.

A obra será construída com sessenta toneladas e quatrocentos fardos de diversos tipos de materiais recicláveis – garrafas PET, plásticos, embalagens, alumínio, tetrapack, papelão, entre outros. A composição terá 400 m2 na forma de um labirinto geométrico retangular, espelhos de acrílico no seu interior e dois acessos para circulação do público pelos corredores. Segundo Srur, a ideia é “criar uma obra provocativa que reative os sentidos e a percepção do público. O espectador é convidado a entrar no labirinto em busca da saída entre os resíduos sólidos, colocando-o frente a frente com o lixo que produz.”

Os materiais foram captados em cooperativas de reciclagem, onde são separados por tipo, prensados e depois transformados em novos produtos. No final da mostra, todo o material utilizado será devolvido. “Aqui nada se perde. Estou educando o olhar do público para a arte e, ao mesmo tempo, mostrando uma nova possibilidade de pensar a paisagem da cidade e conscientizar o cidadão para o descarte adequado de resíduos sólidos no meio ambiente em que ele vive.”

Eduardo Srur que já espalhou gigantescas garrafas PET à beira do Rio Tietê e na represa Guarapiranga, vestiu o monumento do Borba Gato com colete salva-vidas, instalou dezenas de caiaques tripulados por manequins no poluído rio Pinheiros e ocupou o Congresso Nacional com 200 estudantes, que lançaram centenas de bóias salva-vidas no espelho d’água com a frase “A arte salva”, desta vez promove a maior intervenção física de sua carreira. A região do parque Ibirapuera, inclusive, foi palco de intervenções anteriores, como a “Âncora”, no Monumento às Bandeiras e “Nau”, na Rosa-dos-Ventos localizada ao lado do planetário.

Onde? Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Quando? 12 de maio a 11 de junho
Grátis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s