Exposição ‘A Criança e a imaginação da matéria’ de Gandhy Piorski acontece em novembro, em São Paulo Realizada em parceria com o Instituto Alana mostra expõe brinquedos construídos por crianças com sucatas da indústria

Padrão

Qual a relação entre o brincar e o brinquedo? Quanto a imaginação das crianças as permite criar a partir de elementos que não estão inseridos em seu cotidiano? Esse é o mote da exposição ‘A Criança e a imaginação da matéria’, de curadoria do educador e artista plástico Gandhy Piorski. Realizada com o apoio do Instituto Alana, a exibição estará aberta para visitação entre os dias 12 e 17 de novembro, e o público poderá prestigiar uma parte do acervo de 1700 criações artísticas, feitas por 1200 crianças brasileiras, construídas a partir de restos de sucata urbana.

Os visitantes poderão passear pelo imaginário das crianças a partir das representações de dinossauros, robôs, animais, humanos, entre outros, produzidos em oficinas de temas livres.  Gandhy estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e, em suas andanças Brasil afora, na busca por conhecer a criança brasileira, se deparou com a intimidade e o manejo que elas têm com diferentes tipos de materiais.

“Nessa mostra estão expostos brinquedos feitos com materiais da indústria, mas não são quaisquer materiais. São sucatas inteligentes, como um freio de bicicleta, que abre ramos na imaginação e evita o linear. É preciso criar encantamento nas matérias, porque a imaginação é do reino do encanto, ele que acorda o interesse vivo em criar. O mais importante é conhecer a imaginação da criança, como ela se estrutura e, a partir disso, encontrar no mundo espelhos que alimentem essa imaginação”, explica Piorski.

Exposição ‘A Criança e a imaginação da matéria’

Data: 12 a 17 de novembro

Local: A Casa – Museu do Objeto Brasileiro

Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 1216 – Pinheiros, São Paulo / SP

Horário de funcionamento: de 12 a 17 de novembro das 10 às 18h, inclusive dia 15/11 – feriado

Estacionamento: vallet / R$ 25,00

Capacidade do local; 300 pessoas

Ar-condicionado: sim

Conexão wifi: sim, aberto

Acessibilidade: Acesso para deficientes e banheiros adaptados, área restrita ao cadeirante, rampa de acesso, espaço para circulação e se os equipamentos são todos adaptados ao cadeirante.

Sobre Gandhy Piorski

Artista plástico, teólogo e mestre em Ciências da Religião, é pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, o maranhense discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Atualmente, é consultor do Instituto Alana.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s